Como criar uma empresa?
O primeiro passo para empreender é ter o desejo de ser dono do seu próprio negócio.
Com uma ideia em mente, você já deve ter feito uma análise de mercado e pesquisas que indicam se o empreendimento tem potencial. Mas o que mais é preciso fazer?
Primeiramente, é preciso conhecer o seu perfil de
Empreendedor, descobrindo suas potencialidades, habilidades e motivações.
Em seguida é necessário ter paciência, porque o processo de abertura de uma empresa é demorado e, muitas vezes, exige várias idas e vindas aos órgãos públicos.
Veja, então, o que é necessário para criar sua empresa.
Pesquise possíveis nomes e endereços
Antes de abrir uma empresa é preciso verificar na Junta Comercial do município se o nome eleito é viável. Também é recomendado fazer uma consulta do endereço diretamente na Prefeitura.
Essa análise indicará se o endereço escolhido pode ser utilizado para fins comerciais, especialmente para a atividade econômica que você pretende seguir.
Busque um contador e um advogado de confiança
O processo de criação de uma empresa envolve diversas etapas e documentos.
Contar com a ajuda de profissionais especializados diminui a possibilidade de erros e retrabalho. Por isso, você deve buscar um contador e um advogado de sua confiança.
O contador será responsável por indicar o melhor regime tributário, além de poder indicar o passo a passo mais adequado para a formalização do seu negócio.
Já o advogado poderá auxiliar com a documentação, reunindo os papéis necessários e verificando se eles estão seguindo a legislação vigente.
Elabore o contrato social e registre na Junta Comercial
O contrato social especifica como a sociedade será formada, apresentando informações a respeito do objetivo do negócio, de seu ramo de atuação, dos demais aspectos relativos à criação da empresa e à sociedade propriamente dita.
A elaboração do contrato social deve ser feita junto a um advogado.
Depois de sua preparação, este documento deve ser enviado à Junta Comercial. Além disso, outros documentos devem ser encaminhados:
- Cópias autenticadas de RG e CPF;
- Ficha do Cadastro Nacional (FCN);
- Requerimento padrão (obtido diretamente na Junta Comercial);
- Pagamento de taxas por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Obtenha o CNPJ
Com a entrega da documentação listada na etapa anterior, chega o momento de adquirir o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Isso é feito por meio do Número de Identificação de Registro de Empresa (NIRE), fornecido na Junta Comercial ao entregar os documentos.
O CNPJ pode ser conseguido de forma online, diretamente através do
site da Receita Federal. O processo é simples e rápido e basta acompanhá-lo para ver quando o número é emitido.
Solicite os alvarás na Prefeitura
O CNPJ é o número que identifica a sua empresa. Com ele, você pode pedir a emissão dos alvarás necessários para o negócio. Para isso, é preciso ter os seguintes documentos:
- Formulário da Prefeitura;
- Consulta de endereço (análise de viabilidade);
- Cópia do certificado de emissão de CNPJ;
- Cópia do contrato social;
Laudo das vistorias, como o alvará do Corpo de Bombeiros Militar (que pode ser solicitado diretamente no site da corporação).
Faça a inscrição estadual na Secretaria da Fazenda
Esta etapa é necessária para fazer o registro no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e exige uma série de outros documentos. Veja quais são:
- Documento Único de Cadastro (DUC), obtido diretamente na Secretaria da Fazenda;
- Documento Complementar de Cadastro (DCC), também conseguido na Secretaria;
- Comprovante de endereço de todos os sócios;
- Contrato de locação ou escritura do imóvel em que o negócio será localizado;
- Número do cadastro fiscal do contador responsável;
- Comprovante de registro como contribuinte do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Este documento é exigido somente para empresas prestadoras de serviços;
- Certidão simplificada da Junta Comercial, somente para empresas que estejam constituídas por período maior que três meses;
- Ato constitutivo;
- Cópia de CNPJ e alvará de funcionamento;
- RG e CPF dos sócios.
Esse processo dependerá do estado em que a empresa está constituída, mas em algumas unidades da federação é possível fazer via online.
Faça seu registro na Previdência Social
A última etapa é o registro na Previdência Social.
Essa fase é obrigatória independentemente de a empresa ter funcionários, já que sua finalidade é o pagamento de tributos.
Por isso, após o início das atividades da empresa, o registro na Previdência deve ser solicitado em, no máximo, 30 dias.
Fonte: Toro Radar